Cachoeira do Núcleo Cabuçu - para chegar à cachoeira é preciso uma boa caminhada por trilhas !
23/06/2013 | by Mauricio
Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu

Localizado entre a zona norte de São Paulo e as cidades de Mairiporã, Caieiras e Guarulhos, o Parque Estadual da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Seus 7,9 mil hectares são formados por remanescentes da Mata Atlântica, o que equivale a aproximadamente 8 mil campos de futebol em tamanho. Trata-se de um fragmento com cerca de 5% da mata original da Serra, sendo parte que na cidade de Guarulhos temos a entrada para o núcleo Cabuçu.

 

Pque-da-Cantareira-021

Inúmeras espécies animais podem ser vistas nas trilhas do parque.

A Unidade de Conservação de Proteção integral foi criada por decreto em 1963, para garantir a preservação do patrimônio ecológico pertencente ao Cinturão Verde do Estado. É gerenciada pelo Instituto Florestal, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente.

Além da mata, o parque protege mananciais como as Represas do Engordador, Barrocada e Cabuçu, e diversas espécies animais ameaçadas de extinção, entre elas o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Resguarda ainda espécies vegetais nessa condição, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

O Parque Estadual da Cantareira dispõe de 90,5 quilômetros de perímetro e diversos tipos de uso do solo em seu entorno, como sítios, chácaras de recreio, condomínios de alto padrão, pedreiras, áreas densamente urbanizadas e terrenos com mata nativa. Entre os quatro núcleos de visitação, dois estão localizados na capital de SP, um em Guarulhos e outro em Mairiporã. Todos oferecem infra-estrutura de portaria, sanitários, áreas para piquenique, audiovisual e trilhas, entre outros. São abertos ao público todos os dias menos as segundas-feiras, das 8 às 17 horas. É cobrado ingresso de veículos e pessoas, mas em valores baixos. Crianças até dez anos e pessoas com 60 anos ou mais não pagam.

Cachoeira do Núcleo Cabuçu - para chegar à cachoeira é preciso uma boa caminhada por trilhas !

Cachoeira do Núcleo Cabuçu – para chegar à cachoeira é preciso uma boa caminhada por trilhas !

Núcleo Cabuçu em Guarulhos – Como chegar

Fica na antiga Estrada do Cabuçu, 2.691 – Atual Av. Pedro de Souza Lopes, próx. nª1128,  ficando a entrada do parque muito próximo da Praça Roberto Silva, em Guarulhos. Cuidado com a utilização de GPS para chegar ao local.

Para quem vem de São Paulo, o acesso pode ser pela Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (quilômetro 80 sentido SP-BH). Seguir pela Estrada da Barrocada até a antiga Estrada do Cabuçu (Av. Pedro de Souza Lopes) e seguir até a entrada do parque, que fica em uma curva da avenida assim que passa a praça Roberto Silva.

Já quem está em Guarulhos ou mesmo quem vem de SP e não quer utilizar o caminho pela Fernão Dias, pode seguir em direção à Vila Rio de Janeiro seguindo as placas que orientam para o cemitério Vila Rio. Segue-se pela avenida passando pelo cemitério e vá em frente (alguns km) seguindo até o término da avenida, que é justamente na Av. Pedro de Souza Lopes. Entrar à direita e seguir até a entrada do parque.

Telefone (11)2401-6217 e (11)2406-8429


Ver mapa maior

 —–

Já as demais entradas do parque ficam na zona norte de São Paulo e na divisa do município de Mairiporã:

Núcleo Pedra Grande:

Rua do Horto nº 1799 – Telefones: (11)2203-3266 e (11) 2203-0115

Núcleo Águas Claras:

Av. José Ermínio de Moraes (s/n) -> Um pouco antes do “portal da serra” que divide São Paulo de Mairiporã.

Telefone : (11) 4485-3975

Núcleo Engordador:

Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 (melhor acessar pela Rod. Fernão Dias no acesso à avenida) Na verdade a entrada do núcleo fica numa rua que sai dessa avenida, cuja rua no entanto está em péssimo estado e com diversas casas que foram construídas de modo ilegal ocupando áreas verdes, dificultando inclusive o acesso de veículos pois a rua ficou estreita e muita gente fica até com medo de entrar.

Telefone : (11) 2995-3254

 


Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para postar um comentário.

Página criada por Mauricio F Beltran (2013).