Febre Amarela
11/12/2017 | by Mauricio
Macaco é encontrado morto em Guarulhos com febre amarela. Outras mortes também são investigadas.

Foi confirmada no dia 08 de dezembro (aniversário da cidade de Guarulhos) a primeira morte de um primata não humano por causa da Febre Amarela. O laudo com o diagnóstico foi apresentado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O animal foi encontrado num pesqueiro na Estrada dos Veigas, Bairro do Marmelo no dia 28 de novembro mas o laudo confirmando a causa da morte só foi divulgado no dia 8 de dezembro.

Com a confirmação, a prefeitura de Guarulhos promete intensificar a vacinação da região bem como as ações de prevenção, lembrando que OS MACACOS NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA, sendo na verdade um grande aliado na luta contra a doença eis que é um importante meio de monitoração eis que os macacos encontrados doentes ou mortos servem para os pesquisadores acompanharem o avanço da doença e tomarem as providências. A preservação dos animais é importantíssimo !

Para os moradores da região do Marmelo, a UBS mais próxima que oferece as doses contra a febre amarela é a Bananal, que fica na rua Martinica nº 220. Já os freqüentadores do pesqueiro, podem procurar qualquer uma das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão imunizando contra a doença: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.

Já na segunda-feira 10 de dezembro houve a confirmação de que mais dois animais foram encontrados mortos.  Um na tarde de domingo, dia 10 na rua Servidão dos Regas (região do Cabuçu), e o outro, na segunda-feira, 11 no Parque Estadual da Cantareira, em área do município. Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses já foram aos locais coletar material para análise do Instituto Adolfo Lutz.

Desde o domingo, dia 10 de dezembro, os profissionais de saúde passaram a vacinar de casa em casa em alguns bairros da região. Além disso, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão abrir no sábado,  16 de dezembro, das 8 às 16 horas, para imunizar a população: Continental, Santa Lídia, Vila Riode Janeiro, Morros, Acácio, Fortaleza, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Álamo, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Bananal e Aracília.

É importante que os moradores da região procurem uma unidade de saúde para se vacinar, lembrando ainda que a vacina demora 10 dias para ter efeito.

Os endereços de todas as Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis no site da Prefeitura:http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/ubs.

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para postar um comentário.

Página criada por Mauricio F Beltran (2013).