Febre Amarela
26/01/2018 | by Mauricio
Confirmada mais uma morte de morador de Guarulhos por Febre Amarela

A Prefeitura Municipal de Guarulhos confirmou no dia 25 de janeiro a morte de uma moradora da cidade de Guarulhos por Febre Amarela, mas é importante ressaltar que a doença não foi adquirida na cidade.

A mulher de 60 anos teria passado de 30 de dezembro a 04 de janeiro de 2018 com parentes na cidade de Piracaia, próximo de Atibaia, em SP, tendo voltado à Guarulhos e retornado à cidade de Piracaia no dia 06 de janeiro, quanto então passou mal e foi internada, vindo a falecer no dia 11 de janeiro de 2018 mas os resultados confirmando que trata-se de Febre Amarela só foram divulgados agora.

Essa foi a quarta morte na cidade de Guarulhos, causada por Febre Amarela.

Existe ainda mais um morador que teve a doença confirmada, mas felizmente o quadro clínico melhorou, saindo da UTI e está ainda em tratamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Assim como os demais moradores, esse também adquiriu a doença em outra cidade. O homem teria passado o final de ano em Nazaré Paulista, onde teria ficado doente. Com ele são 8 os casos confirmados de Febre Amarela em moradores de Guarulhos, sendo que TODOS adquiriram a doença em outras cidades. Destes oito, quatro morreram.

Ainda segundo a prefeitura, atualmente, 30 Unidades Básicas de Saúde da cidade oferecem as doses contra a febre amarela: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi, além das UBS Munhoz, Cavadas e Ponte Grande, que são unidades temporárias de vacinação para bloqueio da febre amarela na região.

Já o Ambulatório da Criança (Centro) e a UBS Cecap são unidades que emitem Certificado Internacional de Vacinação. Portanto, elas somente vacinam as pessoas que viajarão para locais de risco, mediante comprovação de viagem marcada (passagens, reservas de hotel, entre outros).

Desde esta segunda-feira, as UBS não fornecem mais senhas para vacinação. A partir deste dia, a Secretaria passou a realizar – nas próprias unidades de saúde – o agendamento dos interessados na imunização para dias desta semana, conforme a disponibilidade do estoque de vacinas fornecidas pelo Governo do Estado.

Na região próxima ao Zoológico de Guarulhos, devido à morte de um sagui que tinha o vírus da febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira a vacinação casa a casa, que pretende imunizar nos próximos dias cerca de 25 mil pessoas.

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para postar um comentário.

Página criada por Mauricio F Beltran (2013).