19/04/2012 | by Mauricio
Bosque Maia – Recanto Municipal da Árvore

Recanto Municipal da Árvore, popularmente conhecido por Bosque Maia, é o maior parque urbano do município de Guarulhos, contando com aproximadamente 170.000 m², sendo considerado o pulmão da cidade.

Esta situado na Av. Paulo Faccini, s/n, Parque Renato Maia, Guarulhos, São Paulo, Brasil, aberto diariamente das 6h às 22h.

É tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos de acordo com o Decreto Municipal 21.143 de 26 de dezembro de 2000.

IMG_20130912_071823


Atualmente oferece uma pista de 3 quilômetros para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quatro quadras poliesportivas, quadra de capoeira (denominada de Durvalino Felipe dos Santos), pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e praça de eventos que sedia eventos esportivos e de lazer.

Visão da parte do parque que divide a área de bosque das áreas mais utilizadas (campo, ginástica, pista de caminhada, etc.)

Visão da parte do parque que divide a área de bosque das áreas mais utilizadas (campo, ginástica, pista de caminhada, etc.)

O espaço possui, ainda, um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais, com choro e seresta, o Espaço Cultural Vereador Gilmar Lopes e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que é a responsável pela manutenção do Bosque Maia.

O Bosque Maia “ganhou” no dia 18/09/2014 o Orquidário Público de Guarulhos que terá uma coleção com 60 espécies de orquídeas  e cerca de 1.200 plantas, sendo que acolherá algo em torno de 200 espécies diferentes de plantas (foi inaugurado sem a totalidade das espécies), e será o segundo maior orquidário do estado de SP, ficando atrás apenas do Jardim Botânico de São Paulo.

O Orquidário poderá ser visitado diariamente, restando aberto no mesmo horário de funcionamento do Bosque Maia.

Pequena amostra das orquídeas já existentes no Orquidário Público de Guarulhos.

Pequena amostra das orquídeas já existentes no Orquidário Público de Guarulhos.

 

 CICLOVIA AOS DOMINGOS

Aos domingos a avenida  Paulo Faccini fica com uma pista fechada de cada lado para uso de bicicletas, transformando essas pistas em uma ciclovia que fica aberta às bicicletas das 7:00 às 16:00 hs. A ciclovia estende-se pela Av. Salgado Filho e vai adiante até parte da Av. Transguarulhense.

Escultura no canteiro central da Av. Salgado Filho em frente ao Bosque Maia.

Escultura no canteiro central da Av. Salgado Filho em frente ao Bosque Maia.

 


Exibir mapa ampliado


Fonte das informações : Prefeitura Municipal de Guarulhos

 

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para postar um comentário.

Página criada por Mauricio F Beltran (2013).